Offline
Em entrevista ao PodCast ´Diálogo´, Kayatt diz que saúde pública é “conscientização antes de imposição”
Secretário de Saúde de Ponta Porã falou sobre outros temas, como o fortalecimento da prevenção
Por Giovani Cezar
Publicado em 27/03/2025 08:57
Saúde

Participando como convidado do Podcast “Diálogo”, realizado pelo Clube de Imprensa Oficial de Ponta Porã (CIPP), o médico odontólogo Daniel Kayatt afirmou que a saúde pública é “mais conscientização do que propriamente imposição”, afirmando quanto ao fortalecimento da saúde preventiva, política que vem sendo reforçada pelo Ministério da Saúde aos municípios em todo o país.

O PodCast abriu uma série de entrevistas toda quarta-feira, às 18h30, transmitido ao vivo da sede do Clube de Imprensa Oficial de Ponta Porã e compartilhado pelos veículos de comunicação associados.

Nesta rodada, o PodCast teve como apresentador o jornalista Carlos Monfort, tendo como mediador o radialista Giovani César. O médico Daniel Kayatt fez um balanço dos primeiros dias à frente da secretaria municipal de Saúde.

Ele tomou posse no dia 05 de fevereiro e disse que seu maior desafio é otimizar os recursos da saúde pública e tornar o atendimento mais eficiente à população.

“O munícipe precisa ser bem atendido, antes de mais nada. Depois, precisamos dar atenção à sua necessidade”, afirmou o secretário de Saúde.

Kayatt falou ainda sobre a nova política implantada pelo Ministério da Saúde quanto a territorialização da atenção básica, ou seja, o cidadão precisa receber a saúde pública na região de sua residência.

“Temos prazo para nos adequar, mostrar o mapa cadastral dos cidadãos e para isso precisamos correr contra o tempo para atender as exigências”, disse Kayatt. Ele ponderou ainda sobre pactuação da saúde com o governo Federal e Estadual. “O município tem suas responsabilidades, mas há casos que há essa pactuação para atenção ao paciente”, afirmou.

Kayatt disse ainda que será implantando seis polos para atenção básica da saúde nos bairros, facilitando o acesso de forma regional. “Estamos reformulando essa sistemática de atendimento para melhorar a qualidade do serviço prestado de um modo geral da estratégia de saúde da família”, afirmou.

“Temos uma equipe especialmente designada para adequar essa nova sistemática de atenção básica” mencionou o secretário de Saúde.

O PodCast ´Diálogo´ teve no suporte técnico Rebeca Vaez e no apoio áudio e som Paulo Cézar Aleixo.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online